A Linguagem Química e a “química invisível”
O desenvolvimento das obras no andar de Química foi pensado para trazer à tona a “química invisível” e desmistificar alguns símbolos e objetos comumente utilizados nos laboratórios. Embora esses elementos possam parecer simples, eles podem transmitir uma ideia que, à primeira vista, parece impossível de compreender, mas que, na verdade, está presente no cotidiano de nós, estudantes de Química.
No lado oposto, foram pintados painéis que representam dois cientistas, pessoas que mudaram a forma de estudar essa ciência. Acompanhando essas representações, há também painéis ilustrando as moléculas, com o objetivo de mostrar diferentes formas de enxergar a Química. Como exemplo, podemos observar a molécula de dióxido de titânio, uma substância composta usada na fabricação de tintas para parede, gerando uma metalinguagem artística. Também estão presentes moléculas do cotidiano, como O₂, H₂O, betacaroteno (presente na cenoura), cafeína e cafestol (presentes no café).
Por último, mas não menos importante, temos os corredores do andar, com moléculas em três dimensões, que foram propositalmente numeradas, e deixadas sem nomes. Aqui, queremos testar seu raciocínio químico por meio de um “caça-moléculas”. Preparados? O objetivo desse jogo é estimular o reconhecimento de moléculas utilizando o raciocínio lógico. Para ajudar, deixamos algumas pistas sobre a utilidade de cada molécula no nosso cotidiano, contextualizando seus usos e facilitando a busca.
Além disso, disponibilizamos um formulário com opções de marcação. Cada molécula tem uma segunda pista, que pode ser a fórmula molecular ou a estrutura planar. E aí, quantos pontos você conseguiu acumular?