O projeto

O projeto “BioLab: compartilhando conhecimento com estudantes das escolas de Viçosa e região” é um projeto de extensão que surgiu com o encerramento do edital do PIBID de 2013, como forma de dar continuidade e manter a relação com os alunos e professores das escolas da Educação Básica. Nesse sentido, o Setor de Educação em Ciências e Biologia, localizado no 4º andar do Edifício das Licenciaturas, vem se transformando em um espaço de ciência, para que as comunidades escolar e universitária desenvolvam trocas de experiências, vivências e conhecimentos. Isso vem permitindo um diálogo fundamental para a formação dos estudantes e professores da Educação Básica e Ensino Superior envolvidos no projeto.

Muitas escolas de Viçosa-MG e região apresentam carências em materiais didáticos voltados para o ensino de Ciências e Biologia. Tendo em vista essa realidade, nota-se a importância de um espaço como este, que disponibiliza modelos didáticos, jogos pedagógicos, coleções biológicas vivas e fixadas, manifestações culturais, biblioteca setorial e laboratórios de ensino. Este espaço também é usado por disciplinas da graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (diurno e noturno), que inclui Instrumentação no Ensino de Ciências, Instrumentação no Ensino de Biologia e Estágios Supervisionados em Ciências e Biologia I, II e III, voltados para a formação de docentes para atuação na Educação Básica. E, também, por outros grupos de extensão e ensino como: Trilheiros do Sauá (RAEX/UFV PRJ – 137/2014), BioLibras (RAEX/UFV PRJ – 242/2015), PIBID – Programa de Iniciação à Docência, Residência Pedagógica, Projeto Jovem Cientista e Programa de Educação Tutorial. Ou seja, os licenciandos e voluntários dos projetos de extensão também podem trazer seus estudantes dos Estágios Supervisionados para atividades junto ao BioLab ou levar materiais e/ou equipamentos para atividades nas escolas.

O projeto é desenvolvido a partir de metodologias participativas, por meio da interação da universidade-sociedade em ações de planejamento, articulação, desenvolvimento e avaliação das ações coletivas. O projeto também tem como alvo a formação crítica dos envolvidos, resultando em reflexões e transformações de valores, atitudes e comportamentos.

O grupo de trabalho envolve licenciandos em Ciências Biológicas, professores e alunos da Educação Básica, além de cinco professores da UFV que colaboram diretamente com o projeto, na orientação e formação continuada dos mesmos. É importante salientar que entre os alunos de Ciências Biológicas, há uma diversidade de habilidades e competências, o que tem trazido o apoio de outros departamentos ao projeto. Assim, o projeto vem se apresentando no viés interdisciplinar, interprofissional e interinstitucional.

O BioLab tem tido uma importância fundamental na aproximação e acesso da comunidade da Educação Básica à Universidade e vice-versa. Estudantes e professores das escolas têm tido melhores condições para desenvolver um processo de ensino-aprendizagem ativo e participativo, e, os licenciandos em Biologia, têm tido a oportunidade de desenvolver e praticar habilidades como oralidade, didática, ensino investigativo, entre outros.

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre o BioLab, te convidamos a conhecer ainda mais. Esperamos que você, leitor(a), aproveite ao máximo o nosso site e curta o nosso projeto!

Com carinho,

Nossa logo: é simples e limpa. O B foi desenhado, especialmente, para demonstrar movimento e transformação, que é possível por meio da educação e da Ciência. Note, que em uma ponta do B não tem nada e na outra tem uma plantinha, o que indica que tudo que passa por esse processo é transformado. A plantinha representa a vida. A continuidade (a extensão) da logo é colorida. As cores representam diversidade e pluralidade, tanto do público alvo do nosso projeto, quanto dos conteúdos nele abordados. A logo representa, com simplicidade e nos detalhes, o que nós somos, um projeto que por meio da ciência e da educação, chega nos mais variados públicos com diferentes conteúdos e abordagens, para transformar, movimentar e fazer a extensão.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados